O Curso

O curso de certificação para correspondente bancário realizado pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA) foi preparado para os trabalhadores dos Bancos Comunitário de Desenvolvimento que atuam como correspondente CAIXA, visando atender a resolução nº 3.954 do Banco Central do Brasil. O curso foi desenvolvido para preparar o profissional às suas atividades rotineiras. Após a conclusão do curso, este profissional terá total conhecimento das leis, regras e informações acerca da atividade de correspondente.
A certificação é obrigátória desde o mês de fevereiro de 2014, todos os agentes correspondente deverá possuir a certificação ate março de 2015. A certificação terá validade de 5 anos, e será expedida em nome da pessoa que realizar o curso e for aprovada no exame.

Além dos módulos específicos de cada área, a ITES/UFBA oferece aos participantes a oportunidade de cursar um módulo de Finanças Solidárias com o objetivo de aperfeiçoar a prática dos Bancos Comunitários e sua relação com o Sistema Financeiro Nacional.

O exame da Certificação Profissional Correspondente terá 50 (cinquenta) questões e duração de 4 horas para realização da prova.

Todas as atividades, incluindo hospedagem e alimentação, serão realizadas no Centro de Formação - Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil.